top of page

5 Cláusulas essenciais em contratos de designer de interiores

Foto do escritor: Lucas Borges SantosLucas Borges Santos

Atualizado: 22 de jan.


Designer de interiores, um contrato bem estruturado te livra de prejuízos financeiros ao antever os riscos jurídicos mais perigosos ao seu negócio.


Separei abaixo 5 cláusulas que são extremamente importantes!

Espero que seja útil!


Detalhamento dos serviços contratados

Essa talvez seja uma das cláusulas mais importantes do contrato, porque nem sempre o cliente contrata um serviço completo.


É importante constar quais atos são englobados pelos serviços contratados e quais não são, como, por exemplo, visitas à obra e quantidade ou periodicidade de reuniões.


Isso porque o art. 601 do Código Civil dispõe que, em não havendo especificação do serviço contratado, presume-se que o prestador de serviços se obriga a todo e qualquer serviço compatível com suas forças e condições.


Assim, uma interpretação mais ampla poderia ensejar a obrigatoriedade na execução de determinados atos não negociados ou contratados com o cliente.


Por isso, o ideal é detalhar quais atos estão incluídos no serviço e quais atos não estão – assim você define de forma clara os limites contratados, afastando a aplicação do art. 601.


Especificação do pagamento

Cronograma do projeto, com as etapas de execução, prazo de entrega da obra, estudos técnicos, trâmites normativos, elaboração de pré-projeto, apresentação do projeto executivo, dentre outros aspectos importantes da prestação de serviço.

Penalidades em casos de inadimplência por parte do cliente, como multa, juros de mora e índice de atualização monetária.

Autorização de uso de imagem

Para conversar com o advogado que escreveu esse texto é só clicar neste link: wa.me/message/EN5YHEQVRMSRD1





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page